sexta-feira, setembro 22, 2006

a causa a apoiar

Nesta fase em que tantos nos visitam diariamente pela primeira vez, achámos importante republicar o nosso primeiro post (de Janeiro 2006), onde escrevíamos:

O projecto “A UC está a Acreditar” resulta da iniciativa de um grupo de colaboradores da Universidade de Coimbra, que consideram importante e necessário apoiar a Acreditar na construção, em Coimbra, de uma casa para acolhimento de crianças com cancro e seus familiares.

De acordo com a Acreditar, " a ideia de criar Casas de acolhimento para estas crianças e suas famílias surgiu da necessidade de garantir um ponto de apoio logístico próximo para as crianças, acompanhadas das respectivas famílias, durante os períodos de tratamento ambulatório.

De facto, grande parte destas crianças não vive nos grandes centros urbanos. Algumas são de regiões deles distantes, não só do Continente, como da Madeira, dos Açores ou de países africanos de expressão portuguesa.

Esta situação obriga frequentemente ao alargamento forçado dos períodos de internamento, ou à instalação das famílias em condições precárias e não adaptadas.

A resposta encontrada foi a criação, de raiz, de Casas que pudessem, durante estes períodos, ser o lar de todos os que estão deslocados. Existem já duas casas em funcionamento (Lisboa e Funchal) e o projecto de arquitectura da Casa de Coimbra está aprovado, tendo sido já realizada a cerimónia pública de lançamento da primeira pedra.

Pensamos desenvolver um conjunto de iniciativas nas quais todos os colaboradores da UC poderão participar de forma a apoiar esta nobre causa!

Trabalharemos com o objectivo de divulgar as actividades da Acreditar, angariar fundos e novos associados, despertando consciências e vocações para o voluntariado.Todos os contributos serão bem vindos, apelando desde já para a participação neste Blog com ideias, projectos, pensamentos… Para tal poderá ser utilizado o e-mail uc.acreditar@uc.pt.

Contamos com a sua ajuda!Nós acreditamos. Esperamos que comece também a ACREDITAR!

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 21, 2006

uma casa para quem precisa


Ontem, algures na Universidade de Coimbra:

“-Não sabíamos o que era a Acreditar. Nada conhecíamos do projecto de construção da Casa. Tomámos conhecimento da V. iniciativa. Informámo-nos.
Não podemos participar no passeio Entre Margens. Queremos deixar um donativo. Em cheque: 5000 euros.
Estamos a construir uma casa para nós. Mas, afinal, há quem precise mais de uma casa.”

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 20, 2006

uma nova fase neste caminho?


Neste início de mais um ano lectivo, data marcante para todos quantos trabalham numa Universidade, estamos à beira de iniciar uma nova fase do nosso projecto "A UC está a Acreditar".

O passo foi dado com o lançamento da iniciativa Entre Margens, passeio por zonas de Coimbra que muitos ainda não conhecem, com novos olhares propiciados pelos que neles nos guiarão. A adesão foi de tal ordem que, uma semana apenas após o início das inscrições, foi necessário cancelá-las, por excesso de participantes. Ainda assim, muitos teimam em inscrever-se, condicionalmente, aguardando alguma desistência. Outros contribuem monetariamente mesmo não indo ao passeio.

Mas, mais ainda do que o elevado número de interessados, sublinha-se o desencadear de uma corrente de informação que, de repente, se vê crescer de forma exponencial. Os contactos sucedem-se. O Blog (re)visita-se. A Acreditar é contactada.

Já começaram a surgir novas ideias, propostas por novos colaboradores no projecto. Delas daremos conta em devido tempo. Venham mais.

A UC está, claramente, a Acreditar!

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 15, 2006

primeiras referências na Blogosfera

Surgiram hoje, pela primeira vez, referências ao nosso projecto na Blogosfera. Intitulado "Pedido de ajuda", no "omeninodamama.blogspot.com", é o primeiro post que anuncia as actividades do projecto A UC está a Acreditar. Nos comentários já editados, há promessas de divulgação noutros blogs, com o estabelecimento de link no "minha-filhota.blogspot.com".

Mais-valias da Blogosfera! Contamos com propostas vossas, de todos, para continuarmos este movimento que vai crescendo!

Etiquetas:

mais um computador entregue


Recebemos o pedido da Acreditar esta semana: a M., menina de 10 anos, desejava muito ter um computador em casa, mas os pais não tinham condições para o adquirir.

Resposta rápida: com a ajuda da equipa de informática, juntaram-se uns componentes, considerados obsoletos para os fins a que se destinavam na organização, fez-se o abate, arranjaram-se jogos e entregou-se hoje, sexta-feira, um PC com monitor nas instalações da Acreditar em Coimbra.

Na segunda-feira já a Telma e a Helena, da Acreditar, irão entregar a "máquina" à menina.

Imaginamos a sua alegria. E custou tão pouco!

Etiquetas:

terça-feira, setembro 12, 2006

entre margens: passeio pedestre



Realizar-se-á no próximo dia 30 de Setembro um passeio, para recolha de fundos intitulado "Entre Margens". O passeio incluirá visitas ao Jardim Botânico (incluindo a Mata, habitualmente encerrada ao público), a exposições temáticas no Parque Verde, ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e ao Jardim Medieval da Quinta das Lágrimas. A travessia Entre Margens far-se-á pela Ponte Pedonal. Todas as visitas serão guiadas por especialistas.
Na página web http://entremargens.fis.uc.pt encontra toda a informação sobre o passeio.
Visite a página web e faça a sua inscrição on-line!
Contactos: e-mail entremargens@fis.uc.pt ; telefone 239 857 793

Etiquetas: