terça-feira, janeiro 03, 2006

as Casas da Acreditar

As Casas da Acreditar surgem da necessidade de garantir um ponto de apoio logístico próximo para as crianças e respectivas famílias, durante os períodos de tratamento ambulatório.
Muitas das crianças não residem nos grandes centros urbanos, antes provêm de regiões distantes, do interior, dos arquipélagos da Madeira e Açores e de países de expressão portuguesa.
A situação obriga ao alargamento forçado dos períodos de internamento, à desinserção familiar e social, e/ou à instalação das famílias em condições precárias.
As Casas, já em funcionamento em Lisboa e no Funchal, possuem quartos individuais dotadas de camas suficientes para alojar a criança e as famílias, com quarto de banho privativo, cozinha comum equipada para que as famílias possam preparar as suas refeições diárias, refeitório, salas comuns para pais, adolescentes e crianças mais pequenas, e lavandaria.
A manutenção fica a cargo dos próprios utilizadores (como se da sua própria casa se tratasse) e dos voluntários que aí prestam serviço, diariamente, das 9:00 às 21:00h.
O financiamento das Casas faz-se, sobretudo, através do mecenato, convidando-se cada mecenas a assegurar as despesas de funcionamento de um dos espaços da casa, a ele se associando o nome do patrocinador.

Etiquetas: