sexta-feira, setembro 22, 2006

a causa a apoiar

Nesta fase em que tantos nos visitam diariamente pela primeira vez, achámos importante republicar o nosso primeiro post (de Janeiro 2006), onde escrevíamos:

O projecto “A UC está a Acreditar” resulta da iniciativa de um grupo de colaboradores da Universidade de Coimbra, que consideram importante e necessário apoiar a Acreditar na construção, em Coimbra, de uma casa para acolhimento de crianças com cancro e seus familiares.

De acordo com a Acreditar, " a ideia de criar Casas de acolhimento para estas crianças e suas famílias surgiu da necessidade de garantir um ponto de apoio logístico próximo para as crianças, acompanhadas das respectivas famílias, durante os períodos de tratamento ambulatório.

De facto, grande parte destas crianças não vive nos grandes centros urbanos. Algumas são de regiões deles distantes, não só do Continente, como da Madeira, dos Açores ou de países africanos de expressão portuguesa.

Esta situação obriga frequentemente ao alargamento forçado dos períodos de internamento, ou à instalação das famílias em condições precárias e não adaptadas.

A resposta encontrada foi a criação, de raiz, de Casas que pudessem, durante estes períodos, ser o lar de todos os que estão deslocados. Existem já duas casas em funcionamento (Lisboa e Funchal) e o projecto de arquitectura da Casa de Coimbra está aprovado, tendo sido já realizada a cerimónia pública de lançamento da primeira pedra.

Pensamos desenvolver um conjunto de iniciativas nas quais todos os colaboradores da UC poderão participar de forma a apoiar esta nobre causa!

Trabalharemos com o objectivo de divulgar as actividades da Acreditar, angariar fundos e novos associados, despertando consciências e vocações para o voluntariado.Todos os contributos serão bem vindos, apelando desde já para a participação neste Blog com ideias, projectos, pensamentos… Para tal poderá ser utilizado o e-mail uc.acreditar@uc.pt.

Contamos com a sua ajuda!Nós acreditamos. Esperamos que comece também a ACREDITAR!

Etiquetas: